quinta-feira, março 02, 2006

SHAZAM, XERIFE & CIA



25/09/2005 22:01

A criançada da década de 70 tinha um sonho: uma bicicleta voadora! A idéia foi espalhada por dois heróis da tevê: Shazan & Xerife. A dupla chapliniana, interpretada por Paulo José e Flávio Migliaccio, manteve uma série na TV Globo durante dois anos.
Confesso que cheguei a conhecer pessoalmente o veículo da dupla, a famosa ?Camicleta?, uma mistura de caminhão com bicicleta. A minha turma do bairro chegou a montar algo (não muito) parecido. Só não saia do lugar.
Shazan, Xerife & Cia foi um programa criado pelo escritor Walter Negrão. Os dois personagens apareceram originalmente na novela ?O Primeiro Amor?, do mesmo autor. Nos últimos capítulos, os mecânicos trapalhões, Shazan e Xerife, voavam numa bicicleta mágica.
O Primeiro Amor foi ao ar na Globo em 1972. Shazan e Xerife, donos de uma oficina de conserto de bicicletas, conquistaram as crianças com as suas invenções. Na berlinda, é claro, a tal da bicicleta voadora. O sucesso foi tão grande que a dupla ganhou um seriado próprio após o fim da novela.
A novela O Primeiro Amor era protagonizada por Sérgio Cardoso e Aracy Balabanian. Um das idéias do autor foi popularizar a Caloi 10, com marchas. Até então, a bicicleta era usada apenas por atletas. A fábrica recebeu diversos pedidos e resolveu vender a bicicleta também no mercado interno.
A história contava com um grupo de jovens desajustados, liderados por Marcos Paulo. Do outro lado, estavam os ?bonzinhos?, Shazan e Xerife. Outro detalhe é que Paulo José e Flávio Migliaccio também criaram a própria roupa dos personagens. Shazan vestia macacão e Xerife calça listrada e gorro de meia.
Nos últimos 28 capítulos, porém, morreu o ator Sérgio Cardoso. Leonardo Villar o substituiu. A novela prosseguiu sem percalços.
?Quando passamos a fazer o seriado, tínhamos 50 a 60 pontos no Ibope, enquanto os Trapalhões, que estavam na Tupi, não passavam de três?, comparou Paulo José, em uma entrevista concedida ao Jornal do Brasil, vinte anos depois.
Em 1998, o autor Walter Negrão homenageou os 25 anos de criação de seus personagens com uma participação especial deles na novela Era uma Vez. Com direito a camicleta, Paulo José e Flávio Migliaccio.


Na memória, a música tema do seriado

Hey Shazan, herói de revista em quadrinho. Hey Shazan, valete de espadas do amor. É que a vida lhe fez professor; é com você que todo mundo devia aprender as matérias do mundo; pois você tem diploma de amor, Shazan meu herói é você...



Postado por Marbulgarelli

2 comentários:

Anônimo disse...

Como conseguir esse seriado completo em dvd ????

maerlio@alumac.com.br

Fernando Puga disse...

Pô, anônimo, não quer mais nada não?