quinta-feira, março 02, 2006

ALMANAQUE CASSETA


Marcelo Bulgarelli

O Almanaque Casseta Popular foi a versão em revista do jornal O Planeta Diário, ambos com o espírito anárquico que tomou conta do humor brasileiro a partir da segunda metade da década de 80.
Tudo começou no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com um jornalzinho mimeografado chamado Casseta Popular.
Foi uma brincadeira que foi crescendo, crescendo, absorvendo...
E no final de 1989, o mesmo grupo de Bussunda e Cia ainda gravou um compacto com a música “Mãe é Mãe” , politicamente incorreta.
A primeira edição do Almanaque Casseta Popular, saiu em março de 1986. A Casseta colaborava com O Planeta Diário e a turma acabou provocando a fusão dos dois grupos, o famoso Casseta & Planeta. A Globo apostou no grupo que substituiu o programa TV Pirata, a primeira tentativa de fazer algo na linha anárquica semelhante a adotada pelo grupo inglês Monthy Python. Porém, TV Pirata tinha um humor mais sofisticado, bem universitário. Casseta & Planeta - no ar até hoje - faz uma linha escrachada.
Hubert, um dos humoristas do grupo, disse que a origem do Casseta & Planeta foi durante o verão de 1988 no show ‘Eu vou tirar você desse lugar’, apresentado num horário alternativo do bar carioca Jazzmania.
O jornal Planeta Diário, com Hubert e Reinaldo, existia desde 1984 e fez muito sucesso com seu recheio nonsense - certa vez publicou a manchete hilariante: “Deputados comprados vieram com defeito.” Ou então : “Papa bota ovo na missa do galo”.
Recentemente, o humor de O Planeta Diário e do Almanaque Casseta Popular pode ser conferido nas edições especiais colocadas nas bancas de revista pela Mundo Estranho, uma divisão da Superinteressante. O preço é salgado: R$19,90. Quem diria que um jornalzinho universitário pudesse chegar a esse preço... História Completa de Casseta & Planeta mostra a trajetória dessa turma de estudantes que viviam desocupados e que resolveram virar desocupados milionários.
A saga, editada em três volumes, lembra personagens como Perry White, as Planetetes e Carlos Maçaranduba. Puro besteirol.

Nenhum comentário: