quinta-feira, março 02, 2006

CHEGA DE MÁGOA



01/10/2005 19:58
Marcelo Bulgarelli
5/07/2005
Parece que foi ontem quando aconteceu a versão tupiniquim de We Are The World. Um grupo de mega-astros dos Estados Unidos havia se reunido para cantar contra a fome na Etiópia. Michael Jackson, Stevie Wonder, Paul Simon e uma galera entoaram o refrão We Are The World pelos quatro cantos do mundo.
A manifestação inspirou a criação do compacto (aquele disquinho em vinil) Nordeste Já. Em maio de 1985 (Há 20 anos!) mais de 100 preciosas vozes brasileiras gravaram Chega de Mágoa, uma criação coletiva em ritmo de reggae composta por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Erasmo e Vinícius Cantuária.
O compacto foi distribuído nas agências da Caixa Econômica Federal ao preço de 10 mil cruzeiros cada. A renda prevista foi de 5 bilhões de cruzeiros (não sei traduzir isso para reais. Em 85, a inflação era galopante). O dinheiro serviria para construir casas no Nordeste. Chega de Mágoa tinha solos de Djavan, Rita Lee, Elizeth Cardoso, Gal Costa, Maria Bethânia, Paula Toller, Chico Buarque e Tim Maia. Na abertura, o piano de Wagner Tiso e a voz de Milton Nascimento. Na regência, Dori Caymmi. Uma pérola.
"Te quero água pra beber/ Um copo d´água/ Marola mansa da maré/ Mulher amada/Te quero orvalho toda manhã", cantavam. Do outro lado do compacto, o poema musicado Seca D´água de Patativa do Assaré.
Na foto acima, tente identificar algumas figurinhas fáceis: Alcione, Cláudio Nucci, João Nogueira; Caetano, Bethânia, Tunai, Djavan, Gil, Chico, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Ivan Lins, Fagner, Martinho da Vila e uma série de outros famosos. Nota: aquela menina de boca aberta e camisa branca, atrás da Maria Bethânia, é a Paula Toller aos vinte e poucos anos. A feia que ficou bela.

Postado por Marbulgarelli
(comentar mensagem | 3 comentários )

Nenhum comentário: